Cirurgia plástica

Suspensão frontal / Supercílios

A suspenção frontal, também conhecida como lifting frontal ou reposicionamento dos supercílios, consiste em corrigir a queda do terço superior da face. O resultado pode ser obtido com o uso de fios – cirurgia videolaparoscópica ou cirurgia aberta. O tratamento dos músculos dessa região também pode ser realizado suavizando as linhas de expressão e ajudando na manutenção do resultado. As cicatrizes são dissimuladas junto à transição capilar ou dentro do couro cabeludo.

Plástica de pálpebras

A plástica das pálpebras, ou blefaroplastia, é indicada para o rejuvenescimento da região dos olhos e ampliação do campo visual em casos de queda grave das pálpebras. O objetivo dessa cirurgia é recuperar a harmonia e contorno dos olhos com o tratamento do excesso de pele, bolsas de gordura e reposicionamento do canto lateral. Os olhos são nosso contato primário nas relações sociais e a cirurgia plástica das pálpebras apresenta grande impacto no rejuvenescimento da face.

Rinoplastia

O conceito atual da cirurgia nasal, ou rinoplastia, abrange tanto o aspecto estético quanto funcional. Além de formato agradável, natural e harmonioso com a estrutura facial, a cirurgia deve ser capaz de corrigir desvios e obstruções que impedem a respiração adequada. O exame de tomografia dos seios da face e a nasofibroscopia pré-operatória são importantes no planejamento cirúrgico. A rinoplastia pode, em casos selecionados, ser realizada em conjunto com a mentoplastia – cirurgia do mento – permitindo resultados excepcionais no perfil facial.

Otoplastia

A correção das orelhas de abano, ou otoplastia, consiste na correção das deformidades do pavilhão auricular presentes ao nascimento. As deformidades mais comuns são o apagamento das curvas internas, chamadas anti-hélice, e afastamento das orelhas em relação à cabeça. O reparo dessas estruturas pode ser realizado após os 5 anos de idade, quando a cartilagem já completou seu amadurecimento.

Mentoplastia

A mentoplastia, ou cirurgia para remodelagem e projeção da região mentual, pode ser realizada com a inclusão de implantes de mento ou com a osteotomia do mento. Os implantes podem ser de silicone ou polietileno poroso, já as osteotomias são abordagens com fratura cirúrgica e fixação da projeção óssea por meio de miniplacas e parafusos de titânio. Os preenchedores de ácido hialurônico são alternativas às mentoplastias para pacientes que não desejam se submeter a cirurgia e precisam de recuperação mais rápida.

Lifting facial

O lifting facial, ou cirurgia para rejuvenescimento facial, passou por grandes mudanças nas últimas décadas. O entendimento do envelhecimento de todos os extratos face como a reabsorção de tecido ósseo, perda de volume com diminuição do tecido gorduroso e atrofia da camada profunda da pele – derme – são fundamentais para a abordagem completa e o tratamento adequado. Resultados naturais, contorno delicado dos ângulos da face e harmonia entre as estruturas são obtidas com tratamentos combinados como a ressecção do excesso de pele, reposicionamento da fáscia muscular da face, conhecida como SMAS, lipoaspiração da gordura do submento e enxerto de gordura centrifugada em áreas carentes de volume.

Prótese de mamas

A cirurgia de aumento mamário, ou inclusão de próteses de mama, é indicada para pacientes que desejam aumentar as mamas e melhorar sua consistência e formato. Os implantes utilizados no Brasil são de silicone com formatos e projeções variados. A excelência do resultado está baseada na escolha ideal do implante para cada paciente, a posição onde ele será colocado e acesso ou cicatriz utilizado. Por ser considerado material aloplástico, ou corpo estranho, seu acompanhamento e manutenção deverá ser rigoroso.

Prótese de panturrilha

A falta do volume nas panturrilhas é queixa comum em pacientes com pernas finas. A inclusão das próteses de panturrilha é feita por meio de uma pequena cicatriz posicionada na dobra posterior do joelho, ficando o implante protegido pela fáscia dos músculos da panturrilha. O tamanho e volume do implante deve ser escolhido criteriosamente para sua perfeita cicatrização.

Mama redutora

A cirurgia de redução das mamas, ou mamoplastia redutora, é indicada para pacientes que desejam reduzir o volume das mamas melhorando seu formato e posição dos mamilos e aréola. Entre os benefícios dessa cirurgia estão o maior conforto em relação às roupas, melhora das dores causadas pelo excesso de peso e melhora de dermatites causadas pela umidade no sulco das mamas.

Mastopexia

A cirurgia de suspensão das mamas, ou mastopexia, tem o objetivo de recuperar a forma cônica da mama, reposicionar o complexo aréola-mamilo e remover os excessos de pele. É comumente realizada por mulheres após perda de peso e gestação. Eventualmente, pode ser associada com a inclusão de prótese de mama, quando desejado o aumento do volume das mamas ou colo mais acentuado. O repouso para a adequada cicatrização no pós-operatório, a estabilidade do peso e o uso de sutiã favorecem resultados mais perenes e duradouros.

Correção de mama tuberosa

A tuberosidade mamária é uma alteração caracterizada pela falta do desenvolvimento dos quadrantes inferiores da mama. Pode estar associada com a presença de anel de constrição periareolar, aumento do diâmetro das aréolas e assimetria. A restauração da forma da mama pode ser obtida com o uso de implantes de silicone, simetrização das mamas, rompimento do anel de constrição e redução das aréolas. Em casos selecionados, enxertos de gordura podem ser realizados.

Reconstrução de mama

A reconstrução mamária abrange o universo de técnicas e táticas cirúrgicas utilizadas para a restauração da forma mamária após o tratamento de patologias benignas e malignas das mamas. As alterações decorrentes do tratamento oncológico dependerão da extensão e gravidade de cada caso. Sendo assim, o tratamento para a reconstrução das mamas poderá variar desde o uso de implantes de silicone a expansores teciduais, enxertos de gordura, remodelagem do tecido mamário residual, uso de tecidos cutâneos ou musculares à distância. A integração e alinhamento entre as equipes de mastologia, cirurgia plástica e oncologia são fundamentais para o sucesso do tratamento.

Cirurgia híbrida das mamas

A chamada cirurgia híbrida das mamas consiste na associação da colocação de implantes de silicone com o uso de enxertos de gordura previamente preparados. A decantação e centrifugação são os processos mais usados no preparo da gordura. O objetivo dessa cirurgia é a obtenção de resultados mais naturais com transição delicada do polo superior das mamas onde o enxerto de gordura é colocado por meio de cânulas finas.

Retirada de silicone

A cirurgia de retirada de silicone, ou explante de silicone, consiste na remoção das próteses de silicone e remodelagem do tecido mamário com ajuste da pele decorrente da flacidez resultante. Em casos selecionados, o enxerto de gordura pode ser utilizado para reposição de volume. As cicatrizes variam de acordo com o tamanho da prótese removida e das alterações por ela provocada. Em casos de contratura capsular, presença de líquido ou secreção a análise bioquímica e anatomopatológica deverão ser consideradas.

Ginecomastia

A ginecomastia é o crescimento anormal das mamas em homens. Ela pode ocorrer por várias razões, principalmente durante a puberdade ou na meia-idade, sendo o desconforto com a aparência e a dor local as principais queixas. A avaliação com ultrassom permite estimar o aumento do volume mamário e planejar o tratamento. Em casos graves, a redução do tecido mamário é acompanhada da retirada de pele com posicionamento criterioso das cicatrizes.

Lipoaspiração / Lipoescultura

A melhoria do contorno corporal pode ser alcançada com a lipoaspiração da gordura localizada e enxerto de gordura em áreas com irregularidades ou falta de contorno. O preparo adequado do paciente é importante na obtenção de resultados otimizados, sendo recomendada a ultrassonografia da parede abdominal para a pesquisa de hérnias suspeitas. Alimentação e atividade física auxiliam na manutenção dos resultados obtidos. A associação com vibrolipoaspiração permite resultados interessantes com recuperação rápida, menos inchaço e hematomas.

Plástica de abdome

A plástica de abdome, ou dermolipectomia abdominal, tem como objetivo a melhora do contorno dessa região por meio da retirada do excesso de pele, gordura e correção do afastamento muscular conhecido como diástase do músculo reto-abdominal, muito comum após a gravidez. O exame de ultrassonografia da parede abdominal permite a identificação e documentação desse afastamento, bem como outras hérnias da parede abdominal, principalmente na região umbilical. A associação com lipoaspiração do dorso e flancos é muito comum e potencializa o resultado dessa cirurgia no contorno do tronco e da cintura.

Prótese de glúteo

As queixas de falta de projeção e definição do contorno glúteo podem ser resolvidas com a colocação de próteses nessa região. Os principais formatos dos implantes são redondo e oval e devem ser escolhidos de acordo com a anatomia e preferência do paciente, devendo o implante estar protegido pelo músculo glúteo. A associação com lipoescultura da região e enxertos de gordura na lateral do glúteo proporcionam resultados naturais e delicados.

Tumores de pele

As lesões de pele são divididas didaticamente em dois grandes grupos – benignas e malignas. Exame dermatológico, dermatoscopia e, em casos selecionados, a biópsia da lesão são utilizados para o diagnóstico diferencial. O tratamento precoce e o acompanhamento dessas lesões estão diretamente relacionados ao sucesso da condução de cada caso. O exame anatomopatológico, os cuidados da cicatriz no pós-operatório, a proteção solar e o acompanhamento anual são fundamentais no manejo dessas lesões.

Cirurgia pós-bariátrica ou grandes perdas de peso

A cirurgia pós-bariátrica se refere ao grupo de cirurgias com o objetivo de retirada dos excessos de pele resultante de grandes perdas de peso induzidas pela cirurgia bariátrica. Após a estabilização do peso e a suplementação dos eventuais déficits de nutrientes e vitaminas, o paciente deverá programar sua cirurgia de acordo com suas necessidades específicas e seu desconforto. As principais abordagens são a plástica de abdome, a torsoplastia, a mamoplastia e a plástica nos braços e nas coxas. Essas cirurgias poderão ser combinadas ou não, dependendo das condições de saúde do paciente e da extensão da cirurgia.

Cirurgia íntima ou ninfoplastia

A cirurgia íntima, ou ninfoplastia, consiste na remoção dos excessos de pele nos pequenos lábios, que muitas vezes provocam desconforto durante a relação sexual ou uso de alguns tipos de roupas. O rejuvenescimento da região pubiana também pode ser obtido com a aspiração de excessos de gordura na pube e, quando presente, o preenchimento da flacidez dos grandes lábios. A associação com laser, radiofrequência e ultrassom focado de alta frequência é comum na otimização dos resultados.

Anestesia em cirurgia plástica

A escolha da anestesia em cirurgia plástica deve ser realizada ponderando vários critérios e a sua decisão compete ao anestesista. Particularidades anatômicas de cada paciente, a faixa etária do paciente, problemas de saúde específicos, o tempo de cirurgia e a área do corpo que será operada são alguns desses critérios. Lembre-se que a segurança da cirurgia está baseada no preparo e na orientação do paciente, na formação e na experiência dos profissionais envolvidos e na estrutura hospitalar adequada.

Responsável

null

Dr. Renato Rodrigues Naufal

Cirurgia Plástica | CRM 100.768

Entre em contato