Dermatologia
Peeling químico
O peeling químico consiste na aplicação de ácido na pele, geralmente o ácido retinoico, para promover a descamação da pele e posteriormente o aparecimento de uma camada de pele mais lisa, mais elástica, mais clara e mais fresca. Trata-se de um procedimento simples realizado em sessões semanais ou quinzenais, mas com intensa renovação celular, ideal para todos os tipos de pele.
Laser
A tecnologia de Laser Fracionado Emerge é um tratamento indicado para peles jovens com sinais de fotoenvelhecimento e para peles maduras com sinais de flacidez. Trata-se de um laser não ablativo que pode ser utilizado no rosto, no pescoço, no colo e nas mãos. É baseado no princípio da fototermólise seletiva fracionada, isto é, os pulsos do Emerge são entregues em forma de microcolunas, o que permite fazer a coagulação da epiderme e da derme sem afetar o tecido adjacente que não foi atingido, criando um tecido novo e sadio. O tempo de recuperação é em torno de dois dias. Após uma semana, já é possível notar a melhoria na textura da pele e do tônus e mais uniformidade da pigmentação, assim como a redução dos poros e linhas de expressão. É possível associar drug delivery, ou seja, logo depois do laser é possível aplicar antioxidantes, clareadores e rejuvenescedores para resultados ainda melhores.
Toxina botulínica
A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. O tratamento envolve a aplicação da toxina em pequenas doses intramusculares causando a supressão da contratura muscular e consequentemente o relaxamento desse músculo. Pode ser utilizado no rosto, no pescoço e nas axilas. Refere-se a um tratamento bem tolerado, realizado com anestésico tópico e de recuperação mínima. A instalação desse efeito é gradativa entre 48 horas a 15 dias após a aplicação. Os efeitos colaterais estão relacionados à aplicação local da agulha como edema e eritema.
Na região das axilas a aplicação é mais superficial, intradérmica e provoca a paralização das glândulas sudoríparas responsáveis pela transpiração excessiva.
A toxina botulínica é indicada para amenizar rugas superficiais e profundas associada à mimica facial, seu efeito dura entre 3 e 6 meses.
Preenchimento
Os preenchimentos cutâneos consistem na injeção de substâncias com o objetivo de amenizar sulcos, rugas e cicatrizes, além de repor o volume da face.
Existem dois tipos de preenchimentos, os não absorvíveis – ou definitivos – e os absorvíveis. Atualmente, damos preferência para os preenchimentos absorvíveis, sendo o acido hialurônico o mais utilizado entre eles.
O ácido hialurônico é classificado em várias categorias de acordo com sua viscosidade, densidade e consistência. Os mais finos e fluidos são utilizados para rugas mais superficiais, enquanto os mais densos para correção de rugas mais profundas. Existe ainda um tipo especifico para lábios que permite a melhora do contorno e volume dos lábios, porém mantendo seu aspecto natural.
Bioestimuladores
Os bioestimuladores são substâncias injetáveis que estimulam a produção natural do colágeno. Eles promovem a melhora da textura e firmeza da pele. Seu uso pode ser associado a outros procedimentos estéticos como a toxina botulínica e os preenchedores com resultados otimizados. São particularmente indicados para prevenção e tratamento da flacidez de rosto e corpo e correções de imperfeições da pele como as cicatrizes de acne. Promovem resultados duradouros e naturais com manutenção anual.
Acne e cicatrizes
A acne e suas sequelas são patologias frequentes e desafiadoras na prática do consultório dermatológico. Para esse tratamento podemos utilizar os peelings químicos superficiais de ácido retinoico, os peelings médios de ácido tricloroacético (ATA) em diferentes concentrações, o laser CO2 fracionado e o microagulhamento associado à radiofrequência Endymed 3 Deep.
Microagulhamento
A terapia capilar consiste na prevenção e tratamento das patologias do couro cabeludo, bem como a manutenção da saúde dos fios e folículos pilosos. A plataforma Endymed 3 Deep utiliza microagulhamento de ouro com punturas de mesma profundidade no couro cabeludo, permitindo a absorção mais efetiva de drogas para o tratamento das patologias capilares.